quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Biografía de Barack Obama


Barack Hussein Obama nasceu a 4 de Agosto de 1961 em Honolulu, no estado Americano do Havai, filho de Barack Obama, (um economista queniano de raça negra) e de Ann Dunham( uma antropóloga americana de raça branca).
Seus pais conheceram-se enquanto frequentavam a Universidade do Havai, onde seu pai era um estudante estrangeiro.
Os pais de Barack Obama divorciaram-se quando Obama tinha dois anos de idade.

Barack Obama frequentou escolas em jakarta (capital da indonésia) até aos dez anos de idade depois mudou-se para o Havai para a casa dos avós onde frequentou uma escola em Honolulu (capital do Havai ) desde o ensino elementar americano ate a graduação no ensino secundário em 1979.

Após concluir o ensino secundário, com 17 anos, Barack Obama mudou-se para Los Angeles, onde estudou no Occidental College por dois anos. Em 1981, com 20 anos, transferiu-se para a Universidade de Columbia, em Nova Iorque, onde graduou-se 2 anos depois em ciência política, com especialização em relações internacionais.
Seu pai retornou ao Quénia logo após o divorcio com Ann, encontrando-se com o filho apenas mais uma vez antes de falecer em um acidente de automóvel em 1982, quando seu filho Obama tinha vinte e um anos.

Trabalhou em varias instituições tais como a empresa Business International Corporation, New York Public Interest Research Group, Developing Communities Project e também trabalhou como consultor e instrutor para a fundação Gamaliel.

Mais tarde Obama decide estudar de novo e ingressou na escola de direito de Harvard no final do mesmo ano de 1988 ,ou seja, graduou-se em Ciências Políticas pela Universidade Colômbia em Nova Iorque e depois em Direito na Universidade de Harvard, graduando-se em 1991. Foi o primeiro afro-americano a ser presidente da Harvard Law Review.
Em 1995 Obama publica o seu primeiro livro chamado "Dreams from My Father"
A Mãe de Obama faleceu de câncer nos ovários em 1995, quando Obama tinha 34 anos.
Obama actuou como líder comunitário e como advogado na defesa de direitos civis até que, em 1996, foi eleito ao Senado de Illinois (Órgão integrante da Assembleia Geral de Illinois, que constitui o poder legislativo local), mandato para o qual foi reeleito em 2000. Entre 1992 e 2004, ensinou direito constitucional na escola de direito da Universidade de Chicago.
Em 2006 publica o seu segundo livro chamado " The Audacity of Hope"

Actualmente, Barack Hussein Obama é um advogado e político dos Estados Unidos, o quadragésimo quarto e actual presidente do país, desde 20 de Janeiro de 2009, e o Nobel da Paz de 2009. Sua candidatura foi formalizada pela Convenção do Partido Democrata em 28 de Agosto de 2008.
Até então, era senador pelo estado de Illinois. Obama foi o primeiro negro a ser eleito presidente dos E.U.A. Foi também o único senador afro-americano na legislatura anterior. Barack Obama também é canhoto, assim como alguns presidentes dos Estados Unidos como: Gerald Ford, Ronald Reagan, George H. W. Bush e Bill Clinton.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Texto Argumentativo

Um texto argumentativo tem como objectivo persuadir alguém com as nossas ideias.

Devemos usar a argumentação quando queremos defender um ponto de vista, quando apresentamos a nossa opinião e quando queremos convencer os outros a aceder a um pedido nosso.

A elaboração de um texto argumentativo bem estruturado, segundo um esquema lógico é necessário quando precisamos de dissertar, quando temos que comentar, quando temos uma exposição escrita, mas também quando temos um simples artigo para opinar ou uma crítica de cinema ou de música para fazer.

A estrutura de um texto argumentativo deve conter 3 fases, a introdução. o desenvolvimento e a conclusão.

Na introdução devemos apresentar a nossa proposição (tese, opinião,
declaração), no modo afirmativo e de forma bem clara sem referir quaisquer razoes ou provas.

No desenvolvimento devemos explicar a nossa proposição apresentando argumentos que provem a veracidade da proposição. A veracidade da proposição pode ser provada através de factos, exemplos, citações, testemunhos e dados estatísticos.

Na conclusão devemos concluir com uma síntese da demonstração feita no desenvolvimento.

Num texto argumentativo devemos encontrar argumentos adequados, recorrer sempre que possível e desejável à exemplificação, à citação, à analogia, às relações causa-efeito e organizar os argumentos por ordem crescente de importância. Devemos também usar um registo adequado à situação e ao destinatário.

Manifesto de Obama para os alunos


Na minha opinião as partes que me tocaram mais no Manifesto de Obama para os alunos foram as seguintes:

"Também conheço essa sensação. Quando era miúdo, a minha família viveu alguns anos na Indonésia e a minha mãe não tinha dinheiro para me mandar para a escola onde andavam os outros miúdos americanos. Foi por isso que ela decidiu dar-me ela própria umas lições extras, segunda a sexta-feira, às 4h30 da manhã.
A ideia de me levantar àquela hora não me agradava por aí além. Adormeci muitas vezes sentado à mesa da cozinha. Mas quando eu me queixava a minha mãe respondia-me: "Olha que isto para mim também não é pêra doce, meu malandro...""


Na minha perspectiva o que Obama quis dizer com estes 2 parágrafos foi que a vida nem sempre nos sorri e tem muitos obstáculos para serem ultrapassados e para os ultrapassarmos por vezes temos que sacrificar algumas das nossas regalias.

"No entanto, a verdade é que nem os professores e os pais mais dedicados, nem as melhores escolas do mundo são capazes do que quer que seja se vocês não assumirem as vossas responsabilidades. Se vocês não forem às aulas, não prestarem atenção a esses professores, aos vossos avós e aos outros adultos e não trabalharem duramente, como terão de fazer se quiserem ser bem sucedidos.
E hoje é nesse assunto que quero concentrar-me: na responsabilidade de cada um de vocês pela sua própria educação.
Todos vocês são bons em alguma coisa. Não há nenhum que não tenha alguma coisa a dar. E é a vocês que cabe descobrir do que se trata. É essa oportunidade que a educação vos proporciona."


Nestes parágrafos a meu ver o actual presidente dos E.U.A faz um apelo a responsabilidade que tem que ser assumida por parte dos alunos, porque por vezes as outras pessoas que nos tentam dar um bom ensino e um bem estar, como os professores e os pais , por mais se esforcem se os alunos não cooperarem e não tiverem vontade de assumir responsabilidades nunca chegaram a lado nenhum na vida, nunca chegaram a ter um bom emprego ou uma boa vida.

"No entanto, escolham o que escolherem fazer com a vossa vida, garanto-vos que não será possível a não ser que estudem. Querem ser médicos, professores ou polícias? Querem ser enfermeiros, arquitectos, advogados ou militares? Para qualquer dessas carreiras é preciso ter estudos. Não podem deixar a escola e esperar arranjar um bom emprego. Têm de trabalhar, estudar, aprender para isso."

Neste paragrafo Obama mostra muito bem que é preciso estudar para se ser alguém na vida porque aquelas pessoas que conseguem ser ricos e arranjar bons trabalhos sem esforço são uma pequena percentagem em relação ao resto do mundo.
Por isso Obama aqui defende e muito bem que para se ser alguém é preciso trabalhar e estudar embora as vezes não nos apeteça tem que ser para mais tarde conseguirmos um bom trabalho e uma boa vida.

"É por isso que hoje me dirijo a cada um de vocês para que estabeleça os seus próprios objectivos para os seus estudos, e para que faça tudo o que for preciso para os alcançar. O vosso objectivo pode ser apenas fazer os trabalhos de casa, prestar atenção às aulas ou ler todos os dias algumas páginas de um livro. Também podem decidir participar numa actividade extracurricular, ou fazer trabalho voluntário na vossa comunidade."

Neste paragrafo gostei especialmente de Barack Obama referir a importância das etapas diárias para alcançar uma maior que neste caso será um curso superior ou até mesmo um trabalho.
Gostei também que Obama tivesse referido as actividades extracurriculares porque cada vez mais as pessoas se esquecem do bem que faz á saúde descomprimir e socializar. A pratica de um desporto, ou ter uma banda ou simplesmente um grupo de teatro ajuda em muito a ser uma pessoa com mais saúde e ajuda também a "gastar" energias que por vezes quem não as "gasta" fora da escola vai gasta-las nas aulas a perturbar e a incomodar o resto dos alunos.

"No entanto, isso pouco importa. Algumas das pessoas mais bem-sucedidas do mundo são as que sofreram mais fracassos. O primeiro livro do Harry Potter, de J. K. Rowling, foi rejeitado duas vezes antes de ser publicado. Michael Jordan foi expulso da equipa de basquetebol do liceu, perdeu centenas de jogos e falhou milhares de lançamentos ao longo da sua carreira. No entanto, uma vez disse: "Falhei muitas e muitas vezes na minha vida. E foi por isso que fui bem sucedido"."

Não ter medo de falhar é fundamental para que consigamos aprender mais e melhor porque ao fim ao cabo a errar e a falhar também se aprende e melhora e acabamos por sairmos mais fortes e mais sábios. O que interessa é não desistir.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O que é para mim um portefólio?

O portfólio é um conjunto de documentos (trabalhos de pesquisa, fotografias, trabalhos escritos, desenhos, exercícios, vídeos ), reunidos por exemplo num dossier ou simplesmente em formato digital , acompanhados de uma reflexão do autor e organizados tendo em conta os objectivos que se pretendem desenvolver.

O portfólio no fundo serve para coleccionar os trabalhos, as pesquisas, os temas do interesse dos alunos, suas dificuldades e o potencial a ser desenvolvido pelos alunos no decorrer dos seus estudos de uma disciplina. Permite também que nos, os alunos, aprenda-mos a desenvolver a habilidade de avaliar o nosso próprio trabalho, desempenho e a reflectir sobre as matérias leccionadas.

A principal diferença entre um portefólio e os cadernos, fichas ou trabalhos, é que nos outros instrumentos de avaliação escrita sem ser o portfólio temos a matéria dada ou pesquisada e não podemos fugir ao tema nem dar opiniões pessoais, enquanto que no portfólio podemos sempre dar sempre uma opinião e realizar trabalhos sobre os nossos interesses.

Rui Tareco

Bem-vindos

Bem vindos, o meu nome é Rui Tareco e sou aluno do 11º ano do Curso de Ciências e Tecnologias da Escola D. Manuel l, em Beja e este portefólio eletronico, foi-nos proposto pela professora Fátima Santos, que lecciona Língua Portuguesa
A criação deste blog tem o intuito de fazer dele o meu portefólio ao longo deste ano escolar ou ate mais.